segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Belo Monte vai aquecer comércio local

Com mais de sete anos de obras pela frente, o comércio de Altamira e cidades vizinhas se veem diante da oportunidade de gerar bons negócios com a construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Os setores de construção, hotelaria, alimentação e locação de veículos, ônibus e máquinas pesadas já sentem o aumento da demanda. Com expansão de crédito, melhores condições de pagamentos e juros especiais, as expectativas de entidades ligadas ao setor, ouvidas pelo Blog Belo Monte, são de crescimento e bons resultados tanto para os construtores quanto para os fornecedores.

É neste clima que será realizada amanhã (13) a 2ª Rodada de Negócios e Financiamento, em Altamira. O objetivo é fortalecer parcerias que dêem suporte às operações, crescentes desde o início da construção da UHE Belo Monte, em junho. Cerca de 300 empresários devem participar da programação. “Acredito que nós vamos colocar neste evento o maior número de empresários, frente a frente, para que a relação fique mais estreita e fortaleça a geração de negócios para as nossas empresas”, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Altamira (CDL-Altamira), Warley Botelho.

Já o presidente do Sindicato das Empresas do Comércio de Altamira e Região (Sindecom), Lúcilio de Moraes, percebe o aumento na oferta de empregos pelo próprio comércio local como um fator positivo e também um desafio. “A nossa força de trabalho está muito focada na construção de Belo Monte. Vamos precisar de parceria para capacitar nosso pessoal e suprir a necessidade de mão de obra no comércio”, afirma.

Mais crédito

Com participação garantida nesta 2ª Rodada de Negócios e Financiamento, bancos instalados em Altamira também estão atuantes nesta nova fase de expansão. Instituições financeiras montarão balcões de atendimento no local para que os empresários iniciem os negócios. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por sua vez, vai atuar junto a esses agentes para viabilizar serviços, como o cartão BNDES e o BNDES automático. “Nosso foco é o empresariado e fornecedor de menor porte. A proposta é fortalecer também o desenvolvimento do entorno de Altamira”, diz o gerente de Energia Elétrica do BNDES, Edmar da Cunha Raimundo. Com isso, as linhas de crédito vão estruturar o desenvolvimento social e econômico de toda a região.

Ponto de comércio na ilha da Ressaca,
Altamira, PA. Ainda tem muito espaço
pra o comércio locas crescer
Para a presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira (Aciapa), Maria do Socorro Souza, esta frente tem grande importância para os empresariado local e a expectativa é de que o aumento da oferta de crédito da rede bancária impulsione o mercado. “Nosso comércio está crescendo muito agora. É preciso que este crédito seja ampliado para aumentar a demanda, principalmente nos setores mais parados”, relata. Entre eles, estão o de confecção, calçados e serviços, como atendimento médico, odontológico e advocacia.

Dispostos ao negócio

Toda esta movimentação é muito bem vista pelo Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), responsável pelas obras civis do empreendimento. “Serão mais de sete anos de obras pela frente, e temos grande interesse em fazer negócios com empresários da região. Muito antes da energia, Belo Monte já vem produzindo emprego e renda no Pará”, ressalta o diretor de Relações Institucionais do CCBM, Henrique Di Lello Filho. Ele acredita que encontro desta terça-feira permitirá que os empreendedores paraenses, principalmente com atuação em Altamira e municípios vizinhos, conheçam as necessidades específicas do consórcio, por produtos e contratação de serviços.

A 2ª Rodada de Negócios e Financiamento é realizada pela Aciapa, pela CDL-Altamira e pelo Sindecom local. A Norte Energia, empresa responsável pela implantação e construção da UHE Belo Monte, e o CCBM são parceiros no evento, que também conta com o apoio do BNDES e do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Transamazônica e Xingu (FORT Xingu). As inscrições podem ser feitas ainda hoje (12), até as 18 horas. Outras informações: (93) 3515-2478.

Nenhum comentário: