segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Kim Jong-il respeitado nas duas Coreias

Sul-coreanos cruzam fronteira para dar pêsames pela morte de Kim Jong-il


Seul, 26 dez (EFE).- As únicas duas comitivas sul-coreanas autorizadas por Seul para participar das honras fúnebres ao ex-ditador norte-coreano Kim Jong-il chegaram nesta segunda-feira a Pyongyang.
(Mas não é na do Norte onde não há liberdade?)

Uma das delegações é liderada pela ex-primeira-dama Lee Hee-ho, viúva do ex-presidente da Coreia do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Kim Dae-jung; a outra, pela presidente do grupo Hyundai, Hyun Jeong-eun.

Não foi só FHC que casou com mulher feia

A partida das duas mulheres foi marcada por grande destaque na mídia. As delegações representam o canal de diálogo político e econômico aberto pelas duas Coreias no início da década passada.

Os sul-coreanos, no entanto, são proibidos pelo governo de atravessar o paralelo 38 e viajar para o país vizinho. (Então não é apenas em Cuba que o povo não pode sair do seu país!) O envio das comitivas foi uma exceção, realizado como retribuição ao gesto da Coreia do Norte, que mandou representantes aos funerais do ex-presidente da Coreia do Sul e do ex-presidente da Hyundai, Chung Mong-hun.

Agraciado com o Nobel, Kim Dae-jung foi o artífice da política conciliadora entre os dois países, concretizada na história cúpula de 2000.

Além das duas mulheres, um ativista sul-coreano que mora na França, Hwang Hye-ro, cruzou a fronteira da China com a Coreia do Norte, no seu caso sem permissão, informou uma agência da Coreia do Sul. Se Hwang voltar ao seu país natal poderá ser processado por violar uma lei de segurança nacional.

O militante, inclusive, já permaneceu 30 meses preso por ter viajado para a Coreia do Norte sem autorização em outra ocasião. O governo de Seul anunciou nesta segunda-feira pesadas penas para quem render homenagens a Kim Jong-il, após um grupo de ativistas e estudantes tere feito um tributo ao ex-ditador.

O funeral do ex-líder será realizado na quarta-feira, em Pyongyang, segundo a agência estatal KCNA. Na quinta-feira, será feita uma grande homenagem ao ex-ditador em todo o país.

Nenhum comentário: