A tricolagem está de lugo |
Eu ia ao Maracanã com meu pai de bonde. Não tínhamos pressa e os bondes, na época, tinham alguma manutenção.
João Carlos Batista Pinheiro era daqueles zagueiros que impunham respeito aos atacantes adversários, pois jogava de forma leal mas "vigorosa". Ele só jogou profissionalmente pelo clube das Laranjeiras.
Tenho um vídeo onde ele conta que, naquela época, quando se machucava, dava umas pisadas com força no chão e ficava pronto pra entrar em campo. Não se ganhava os milhões de hoje em dia, mas os jogadores tinham amor pela camisa e adoravam jogar. Estanho né?
Ele também conta que, numa sexta-feira, recebeu a notícia, de Campos, onde nasceu, que seu pai havia falecido. Tinha jogo do Fluminense no domingo e ele, apesar de triste, não queria deixar de entrar em campo.
Entrou no carro, viajou a noite toda. No sábado, foi ao enterro do pai. Voltou rápido para o Rio e, no domingo, estava em campo pra defender mais uma vez o seu querido Fluminense Futebol Clube.
Pinheiro, você, sua bomba ao cobrar pênaltis e seu bigode jamais serão esquecidos.
3 comentários:
Consta que Pinheiro jogou no Fluminense (605 partidas) de 1948 a 1963.
Consta que nesse período pesquisado o Fluminense foi campeão em 1951 e 1959.
Consta que o time Castilho, Jair Marinho PINHEIRO, Clóvis e Altair; Edmílson e Paulinho; Maurinho, Valdo, Telê e Escurinho, foi o primeiro time do Fluminense a ser campeão com o Márcio Tavares na arquibancada, em 1959.
Consta que - por isso - o Márcio Tavares é velho pra caramba...
E outra coisa:
Em 1959, pela escalação do Márcio, o Fluminense já jogava no 4-4-2, época em que todos os times, inclusive a seleção brasileira, jogavam no 3-5-2.
E o Márcio ia de bonde...
só faltou recitar a propaganda que o Márcio lia nos "reclames" de todos os bondes daquela época:
"Veja, ilustre passageiro,
que belo tipo faceiro,
você tem a seu lado".
No entanto, acredite,
quase morreu de bronquite,
Salvou-o, o Rhum Creosotado".
Amado Sergio, da maneira como eu escalei com vírgulas e pontos e vírgulas dá pra notar que o sistema era 4 2 4, embora o Telê voltasse pra pegar jogo. Dizem que o Telê já fizera isso só que pela ponta-direita. Foi quando se falava em ponta ventilador. Aquele que vai pra lá e prá cá...
Corretíssimo Márcio. Claro que você escalou um 4-2-4.
Sabe quando você lê uma coisa e fala outra???
Coisa de Alemão, não é verdade?
Mas esse Alzheimer ainda vai acabar comigo. Antes, vai me fazer passar muita vergonha.
Abração do Sérgio.
Postar um comentário