quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Estabilizador de computador não serve pra nada


O mito da necessidade de estabilizador nos computadores


Estabilizador de computador só estabiliza mesmo é o lucro do vendedor

"Me leva pra casa;
eu sou inofensivo"
Disso eu sei há muito tempo. Há pelo menos 10 anos eu só recomendo estabilizador quando é uma forma prática (já vem com fusível, chave, tomadas, caixa e luzinhas) e barata de reduzir os 220V de nossa tensão de rede (Recife) para os 110V que muitos equipamentos requerem. Se não há nenhum equipamento que requeira 110V, ligo direto na tomada ou no no-break (quando o caso exige um).

Infelizmente essa é uma visão que contraria radicalmente o "conventional wisdom" no Brasil. Até mesmo nas assistências técnicas a primeira coisa que o "técnico" pergunta quando o micro chega com problemas é se você está usando estabilizador. Se estiver na garantia, é melhor que esteja (ou que você minta), porque é capaz da loja querer negar o conserto se souber que você não usa.

Mas a verdade mesmo é que, se você não precisa rebaixar de 220V para 110V, o tal "estabilizador" mais atrapalha do que ajuda.

A fonte do PC, por mais vagabunda que seja, é uma maravilha técnica, comparada com o estabilizador. Ela mesma se estabiliza, muito mais rápido e com uma precisão muito maior.

A versão integral está em Geringonças e Gambiarras.

Nenhum comentário: