sábado, 29 de outubro de 2011

Quanto mais religião, mais adolescentes grávidas

TAXAS DE GRAVIDEZ ADOLESCENTE SÃO MAIORES
EM ESTADOS AMERICANOS MAIS RELIGIOSOS
Crenças conservadoras só conseguem
inibir o uso de métodos contraceptivos

Taxas de nascimento de bebês de mães adolescentes são fortemente previstas por crenças religiosas conservadoras, mesmo depois de controladas as diferenças em renda e taxas de aborto. Os pesquisadores, que publicaram seus resultados no periódico científico Reproductive Health, encontraram uma forte associação entre taxas de gravidez na adolescência e medidas de religiosidade por estado nos EUA.

Joseph Strayhorn, um membro adjunto da Universidade Drexel e da Universidade de Pittsburgh, e Jillian Strayhorn usaram dados da pesquisa Pew Forum’s US Religious Landscapese dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças para avaliar os efeitos da crença sobre taxas de nascimento de bebês de mães adolescentes.

Joseph Strayhorn relatou que “a magnitude da correlação entre religiosidade e taxa de partos adolescentes nos impressionou. O parto adolescente é altamente correlacionado a alguns dos itens de religiosidade da pesquisa Religious Landscapes do que alguns desses itens estão correlacionados um ao outro”.

A religiosidade de cada estado foi determinada pela média de percentagens de entrevistados que concordaram com oito das opiniões mais conservadoras da pesquisa Religious Landscapes, tais como “Há apenas uma maneira de interpretar os ensinamentos da minha religião” ou “As escrituras devem ser lidas literalmente, palavra por palavra”.

De acordo com Strayhorn, “nossas descobertas por si sós não permitem, é claro, inferências causais. Mas, se podemos especular sobre a explicação mais provável, conjeturamos que as comunidades religiosas nos EUA têm maior sucesso em desencorajar o uso de métodos contraceptivos entre seus adolescentes do que têm em desencorajar as relações sexuais em si”.

Tradução de Eli Vieira do Bule Voador
Fonte: EurekAlert!

Nenhum comentário: