sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Maioria do povo romeno sente saudades do socialismo

O texto abaixo é um trecho de um artigo publicado no site da Fundação Lauro Campos (PSOL). Não etendi muito bem o porquê da palavra "Surpresa" no título, mas tudo bem. Melhor que nada.

"Surpresa: os romenos opinam agora que o comunismo realmente existente era melhor do que o capitalismo realmente existente"

Bem de trotskistas pode-se esperar tudo. Até coisas boas. 

É sempre bom lembrar que o regime comunista caiu depois do assassinato do casal Ceaucescu (Nicolau e Helena) na noite de Natal de 1989. Se o povo romeno sente saudades de um regime liderado por Ceaucescu é porque o capitalismo é muito ruim mesmo.



Ceaucescu deixou saudades
"De acordo com uma pesquisa de opinião recentemente efetuada na Romênía, a maior parte da população afirma que a vida era melhor com o partido comunista no poder do que na atualidade, sob o capitalismo. O grosso dos entrevistados dava uma visão positiva do comunismo e mais de 60% o considerava, em princípio, uma "boa ideia". Os entrevistadores observaram um incremento significativo da afinidade com o ideário comunista em comparação com uma pesquisa similar realizada quatro anos antes.
Realizada entre agosto e setembro do presente ano pelo instituto romeno de sondagens de opinião CSOP, a pesquisa mostrava que mais de 49% coincidia em que a vida era melhor sob o governo do falecido líder comunista Nicolae Ceausescu, enquanto que só 23% pensava que a vida hoje é melhor. O resto dava uma resposta neutra ou não sabe/não tem opinião.
As razões oferecidas para a avaliação positiva do período comunista eram principalmente econômicas: 62% mencionaram a disponibilidade de postos de trabalho, 26% as condições de vida dignas e 19% a moradia universalmente garantida.
A pesquisa foi patrocinada pela organização IICMER (Instituto para a Investigação dos Crímes do Comunismo e da Memória do Exilio Romeno), financiada publicamente com o fim de contribuir à labor de "educar" a população sobre os males do comunismo. Entre as decepções mais amargas que os resultados da pesquisa proporcionaram a esta organização, se contam respostas à pergunta sobre se os entrevistados ou suas familias haviam sofrido sob o sistema comunista."

OBS: o mapa é para os ignorantes que não sabem onde fica a Romênia. Não é uma rua de Laranjeiras; é um país da Europa Oriental que fala uma língua neolatina, o romeno. Dizem que dá até pro falante de português entender o que um romeno fala. Tenho dúvidas.

2 comentários:

Antônio Carlos disse...

E no Rio de Janeiro tem alguma cidade chamada de Laranjeira? Estou perguntando por que aqui em Sergipe existe a Cidade histórica de Laranjeiras. Um grande abraço. quando a surpesa em quererem o socialismo eu não vejo surpresa. Cedo ou tarde a humanindade vai voltar ao socialismo. Só que acho que bem diferente e melhorado.

José Marcio disse...

Carlos, no município do Rio há um bairro chamado Laranjeiras. É onde fica a sede do governo estadual e o Fluminense FC.