segunda-feira, 4 de abril de 2011

Bolsonaro e Feliciano não são racistas

Rosiane Rodrigues: Para bem da verdade…

por Rosiane Rodrigues, Afropress 

Que me perdoem os Movimentos Negros, os libertários e revolucionários. Mas os deputados Bolsonaro e Marco Feliciano não são racistas. Na verdade, eles precisariam melhorar muito para isso.
Racista é alguém que recebe em sua casa o coleguinha negro da filha, mas passou a vida toda dizendo para a menina que é preciso “clarear a família”. É aquele que nega a discriminação racial, acha as cotas uma aberração jurídica e quando é perguntado sobre a sua cor, que culturalmente no Brasil define a identidade e a origem do vivente, fica sem saber como classificar aquele tom “de burro quando foge” e não sabe se é preto, mulato, marrom-bombom, mameluco, indígena ou japonês. E se convence que é branco.
O racista médio, naturalizado pela sociedade brasileira, é neto ou bisneto de “gente de cor”, assume que tem um “pezinho na senzala”, mas acha que “macumba é coisa de preto” e que um negro correndo na rua, necessariamente, é suspeito. Em resumo, é um alienado, homogenizado pelas políticas eugenistas que assolam o Brasil há mais de 300 anos.

Leia todo o artigo AQUI.

Nenhum comentário: