terça-feira, 19 de julho de 2011

Mais um golaço da ciência!

Cientistas criam e transplantam dente a partir de células-tronco


Não é à toa que a Igreja Católica é contra.

O resultado é mais um avanço nas pesquisas médicas, que buscam criar órgãos substitutos para transplantes
DA REDAÇÃO ÉPOCA
Um dente criado artificialmente foi transplantado com sucesso por cientistas japoneses. Pesquisadores da Universidade de Ciência de Tóquio, no Japão, apresentaram nesta terça-feira imagens de um dente desenvolvido a partir de células-tronco embrionárias de um camundongo. O resultado é mais um avanço nas pesquisas médicas, que buscam criar órgãos substitutos para transplantes.

Para criar o dente, a equipe do cientista Takashi Tsuji retirou células destinadas a se tornarem dentes de embriões de ratos. As células foram implantadas em um rato adulto, debaixo de uma membrana que envolve o rim. Em dois meses, as células se desenvolveram em um dente molar.

A equipe extraiu o dente e o implantou no maxiliar de outro camundongo. Um mês depois, os nervos e vasos sanguíneos funcionavam como se o dente fosse natural, mostrando que o transplante foi bem sucedido. "O estudo representa um avanço significativo e demonstra o real potencial para a substituição de órgãos criados com bioengenharia", diz o estudo, publicado na revista científica PLOS One.

O fato de o dente ter sido criado em cima de um rim do camundongo impede a aplicação imediata dessa tecnologia, mas os pesquisadores são otimistas: o grande desafio agora é criar dentes fora do corpo, para que possam crescer e ser extraídos com segurança.

Aí é que eu pergunto: qual a contribuição da religião para mais essa vitória da ciência? Nenhuma.

Nenhum comentário: