quinta-feira, 24 de abril de 2014

Discordar de superstição é falta de respeito?

Segue, abaixo, comentário que fiz no Facebook para me defender de pessoas que me acusam de fanático ateu e de "desrespeitar" crendices.

Quem não gostar do que eu penso que
não leia o que escrevo


"Algumas pessoas fizeram comentários afirmando que há ateus fanáticos.
Isso por que tais ateus "dedicam sua vida ao combate às religiões" (ou coisa que o valha).
Aí eu pergunto: e aqueles que "dedicam sua vida" a criticar pessoas que fizeram opção política diferente? E aqueles - como eu, muitas vezes - que só entram no Facebook pra desmoralizar quem optou por votar no PSDB? Esses também são fanáticos? Também "desrespeitam" as opções de outras pessoas?
E o que seria um fanático? Seria aquele que luta por um mundo livre de superstições e ignorância? Ou aqueles que por medo, estupidez ou falta do que fazer dizem acreditar (eu às vezes duvido dessa crença toda) em fantasmas, entidades de macumba etc?
Seria fanático aquele que se entusiasma com a ideia de contribuir para um mundo baseado na lógica, no pensamento racional e na ciência, sem interferências de fadinhas azuis e "santos guerreiros"?
Querem cercear meu sagrado direito de expor minhas opiniões? Se sentem ofendidos com minhas palavras. Ora, palavras e opiniões não ofendem. O que ofende vocês, incentivadores da imbecilidade humana, é a lógica dos meus argumentos. É tipico do fanático atacar ferozmente quando se vê acuado. E é isso o que os religiosos e seus aliados (os chamados agnósticos) fazem cotidianamente.
Ora, as religiões bombardeiam a consciência de bilhões de seres humanos a cada minuto. Obrigam pessoas como eu que detestam macumba a acordar 4h da madrugada com fogos de artifícios que produzem um barulho totalmente fora da Lei.
Tem uma infeliz que diariamente posta um quadro em que diz que se a pessoa escrever "Amém" o deus cristão não vai deixar que alguma coisa de ruim aconteça com sua família. Isso é chantagem! Um verdadeiro crime, pois amedronta as pessoas menos equilibradas emocionalmente. Claro que nunca escrevi droga nenhuma e, pelo menos até hoje, nada de ruim aconteceu com minha família. Se por acaso algum dia acontecer não será por causa de um deus maléfico, pedante, nojento, fedido, safado, genocida, abusador de crianças e terrorista.
Retomando à questão da "falta de respeito". Falta de respeito - inclusive à Constituição - é a administração de um hospital público como o da Lagoa, aqui no Rio, manter dois altares em suas dependências (alô, alô D. Claudia Le Cocq Beatriz!). DOIS ALTARES com santos católicos e suas respectivas caixinhas para recebimento de pedidos de milagres.
Uma afronta à Constituição, aos médicos e à medicina.
Falta de respeito é uma concessão pública como o Metrô do Rio manter na estação da Central uma imagem da chamada NS Aparecida que, de uns tempos pra cá, conta, inclusive, com uma caixinha pra que os desgraçados coloquem dinheiro (!) para a santinha. Será que a D. Aparecida protege a grana contra seu desaparecimento?
Pra finalizar, volto a repetir: quem não estiver satisfeito com minhas opiniões que me bloqueie. É isso que eu faço com fascistas, piçolistas e outros tipos de direitistas.
Quanto aos seguidores de Ogum, Oxum, Sagrado Coração de Maria e outras crendices sem sentido eu tenho é pena. Pena por constatar que pessoas de boa índole se deixam levar por pilantras (pais de santo, pastores evangélicos e, principalmente, padres). Tenho pena porque sei que isso é fruto do desespero e do medo. Muito medo."

Nenhum comentário: