terça-feira, 22 de abril de 2014

É hoje a votação do Plano Nacional de Educação

Nesta terça-feira, 22 de abril, uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados deve votar o Plano Nacional da Educação (PNE). Este documento, com 20 metas, vai nortear a educação brasileira pelos próximos dez anos. Além de diretrizes sobre investimento na educação (10% do PIB até o final do decênio) e aumento da oferta de vagas no ensino superior, o PNE prevê uma educação inclusiva e que supere desigualdades. Isso não agradou aos fundamentalistas que infestam nosso Congresso.



Estes parlamentares têm adiado a votação do PNE há semanas, e tentam a todo custo retirar do texto a menção à superação das desigualdades educacionais com ênfase na "promoção da igualdade racial, regional, de gênero e orientação sexual". Diversas organizações da sociedade civil, assim como entidades de classe, têm pressionado para que a redação final do PNE seja inclusiva e proponha a discussão de temas importantes relacionados a gênero, à etnia e à sexualidade nas escolas.

Nesta terça à tarde deve ocorrer a votação do PNE. Envie uma mensagem para aumentar a pressão em favor de um texto inclusivo e que supere desigualdades.

Abaixo estão os contatos do relator da matéria, deputado federal Angelo Vanhoni (PT-PR), e do presidente da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o PNE, deputado federal Lelo Coimbra (PMDB-ES). Você pode enviar um e-mail, deixar uma mensagem gratuita pelo telefone ou enviar uma mensagem no Twitter e na fanpage dos deputados no Facebook.

Os contatos dos parlamentares, para você copiar, são: dep.lelocoimbra@camara.leg.br, dep.angelovanhoni@camara.leg.br | Twitter:@lelocoimbra_ e @angelovanhoni| Facebook: Lelo.coimbra e vanhoni.

Sugestão de mensagem:

Caro Deputado,

Peço que vote pelo texto original do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado pela Câmara dos Deputados. Um plano inclusivo e que busque a superação das desigualdades é fundamental para a educação no Brasil. A promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual, conforme prevê o Art. 2º do PNE, deve fazer parte de uma educação comprometida com a igualdade e a diversidade.

Atenciosamente,

Importante: Como a votação pode ser adiada, envie sua mensagem mesmo que só tenha visto nosso e-mail mais tarde. O importante é nos somarmos à pressão que outras organizações já estão fazendo.

Nenhum comentário: