quinta-feira, 25 de julho de 2013

O grande "erro" do governador Sérgio Cabral

Como explicar o baixíssimo índice de aprovação de um governador que foi bem em quase todas as áreas de governo?

A explicação é relativamente simples. Cabral desagradou, ao mesmo tempo, forças poderosíssimas.

O principal "erro" foi ser um fiel aliado do governo federal. Muitas vezes defensor mais entusiasta principalmente do governo Lula que muitos petistas que conheço. Claro que, com isso, ganhou a oposição raivosa das corporações de mídia (Organizações Globo, principalmente) e dos outrora cerca de 18% do eleitorado que consideravam os governos do PT ruim ou péssimos. Parece que este índice agora aumentou.

Estes três são odiados por tudo
 de ruim que existe no Brasil
Outro "erro" foi o de contrariar o cartel da medicina privada. As UPAs ganharam o ódio não só dos planos de saúde - têm médicos como principais donos - e, também, de muitos moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro. Eu mesmo fui testemunha do pavor que moradores do Botafogo têm da UPA de lá.

Mais um "erro" terrível foi a pacificação de inúmeras comunidades (favelas). As UPPs, em muitos casos, praticamente expulsaram os traficantes pés-de-chinelo. Isso abalou profundamente a venda de drogas no varejo. É bem verdade que os moradores de tais comunidades aprovaram a medida, mas os grandes traficantes, aqueles que importam no atacado, além de drogas, armas, certamente ficaram irados com o governador.

Outro "erro" fatal foi a defesa que beirou a intransigência dos royalties do petróleo. O governador teve a petulância de colocar o povo na rua para defender seu estado, o estado do Rio de Janeiro. Mais inimigos. Desta vez, os governadores de estados poderosíssimos como Minas e São Paulo.

O resultado de colecionar tantos inimigos é isso que se está vendo. Mercenários todos os dias na porta de sua residência protestando contra o abominável crime de Cabral ter usado um helicóptero oficial para passear. Ora, isso é inadmissível! Roubar durante mais de vinte anos o estado de São Paulo, através de falcatruas com as obras do metrô, tudo bem. Releva-se, mas dificultar a venda de pó e maconha não se pode aceitar.

Ontem percebi que a mesma coisa está se dando com o prefeito da capital, Eduardo Paes. Este, muito menos experiente que Cabral caiu na asneira de se desculpar com a globalizada Odette Roitman, ou melhor, Beatriz Segall. Ela levou um tombo numa rua do Rio e de pronto culpou o prefeito pelo acidente. Ela, coitada, não deve saber que o responsável pela manutenção das calçadas são os proprietários do imóvel. A atriz global ficou fula de raiva com a resposta do prefeito. Naturalmente ela queria que o prefeito fosse até sua casa e pedisse perdão de joelhos. Afinal ela não é uma cidadã qualquer. Ela é atriz da Globo!

Esta notícia bombástica foi noticiada pelos seus patrões através do Globo Online com destaque. Se cuida, Eduardo Paes. A tua hora vai chegar.

PS: Acabei me esquecendo de citar a esquerdalha. Mas esta está sempre contra tudo. Não seria novidade.

Nenhum comentário: