Deu no Estadão: A Vale recebeu seu primeiro supercargueiro em maio, mas até hoje o navio não teve autorização para atracar em portos da China, destino de quase metade das exportações da empresa. Concebidos principalmente para atender ao que é o maior mercado de minério de ferro do mundo, os navios enfrentam a resistência dos transportadores marítimos chineses, que pressionam o governo de Pequim a não permitir sua utilização no país.
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GBO: grande, bobo e otário |
Maior cargueiro do mundo, o primeiro Valemax saiu do Brasil no dia 24 de maio com destino à China, mas nunca chegou ao país. Em junho, foi desviado para o porto de Taranto, na Itália, porque não tinha autorização para atracar na cidade chinesa de Dalian. O navio chegou até o Cabo da Boa Esperança, deu meia volta e retornou ao Atlântico.
A pergunta que não quer se calar é: não seria mais prudente a direção da empresa símbolo da eficiência da iniciativa privada, antes de investir US$ 2,35 bilhões, ter procurado saber se havia aprovação técnica para a embarcação?
Ah se fosse a PetroBRas!
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